segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DA LEITURA À CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Durante a leitura de obras do Romantismo Brasileiro, ouvi de alguns alunos expressões como “Vamos descobrir muitas coisas nessas obras... Engraçada essa sensação... Conta o final... Que ansiedade... São muitas as expectativas... Tô adorando...” Comentários que me deixaram muito feliz, pois acredito que atingimos o objetivo maior que é promover a leitura de obras clássicas da Literatura Brasileira e criar condições para que os alunos partilhem suas leituras com os colegas e, a partir dessas trocas se constituam em comunidades de leitores.

Nossos alunos precisam construir referências importantes no seu processo de formação e dialogar com obras de diferentes gêneros e estilos é de fundamental importância nesse processo. Portanto, proporcionar variadas situações de leitura é um dos muitos caminhos válidos para mostrar ao aluno a importância da mesma.

Quando convidei meus alunos a “vivenciar as leituras” através dos depoimentos ou comentários postados nesse blog e, socialização das obras lidas na contação de histórias em sala de aula, acredito ter promovido não só mais uma leitura, mas também uma aproximação significativa entre leitor, obra e autor. Foi uma experiência bacana cujos resultados foram satisfatórios e interessantes.

Aproveito para parabenizar a turma pelo envolvimento e comprometimento com que desenvolveram a atividade proposta. Mas gostaria de saber a opinião de vocês, alunos. O que acharam da experiência? Gostaram da atividade? Foi interessante? Comentem pontos positivos e/ou negativos...

Enfim, sabemos que precisamos ler muito e que, toda atividade feita com prazer é mais gostosa. Como já disse Ana Maria Machado, “ninguém ensina ninguém a gostar de ler, a gente se contamina com a leitura”. E, contra esse mal/bem não existe antídoto!!!!!!!!!!!!!!!!CONTAMINEM-SE, caros alunos precisamos provocar uma grande epidemia de comunidades leitoras em Açailândia.

Professora EVENILDA.





O blog 'leituraspreciosas' parabeniza a todos vocês que se permitiram viajar por esse universo de encantos, a leitura. Parabeniza também, de forma especial, os alunos do 2º Ano A - Vespertino, pelo compromisso e dedicação, porém muito mais pela grandiosa aquisição de conhecimentos que todas essas leituras possibilitaram a vocês!!!!


4 comentários:

  1. ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA ATIVIDADE!!!!!!!!!!!!!! O PROFESSOR NÃO DEVE MANTER SEUS ALUNOS LIMITADOS AOS LIVROS DIDÁTICOS E ÀS QUATRO PAREDES DA SALA DE AULA. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELA TURMA FOI SIMPLES E BEM MAIS PRAZEROSA QUE LER UMA OBRA PARA RESPONDER UM QUESTIONÁRIO, ISSO É COISA DO PASSADO E, A EDUCAÇÃO MAIS DO QUE NUNCA PRECISA SE MODERNIZAR!! PARABÉNS AOS ALUNOS E À PROFESSORA!

    PROFESSORA ANA MARIA

    ResponderExcluir
  2. Foi muito boa a ideia de fazer uma atividade fora do ambiente monótono de sala de aula, os alunos interagiram mais, falaram mais, expuseram seus argumentos .Foi um meio de tornar ainda mais instigante o prazer pela leitura.
    Parabéns a professora Evenilda, e a todos os alunos que participaram desse projeto.

    Bruno Silva Coelho 2º "A"

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer participar desse blog que foi um show de letras
    De nos mostrar um novo mundo de leituras e grandes descobertas


    JONAS CORTE 2° A CELAG

    ResponderExcluir
  4. Oi, meu nome é Antonielson, estava procurando algo interessante sobre leitura quando a expressão "leituraspreciosas" me chamou a atenção, parei, verifiquei e amei. É muito bacana esse blog. Achei o máximo o projeto da professora e turmas do romantismo, estou certo que estudar esse movimento foi mais agradável para eles do que pra mim, que a professora usou só o livro pra ler sobre o movimento e falou sobre algumas obras. Eles leram e souberam falar sobre várias delas. Estou me encantando com a leitura depois que passei no vestibular,e sinseraramente esse blog é show.

    ResponderExcluir