quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alunos do 2º Ano conhecendo o mundo do Romantismo

Sobre esse momento literário, algumas reflexões são pertinentes:
Você se considera uma pessoa romântica? ´
Que características há em uma leitura, filme ou imagem que se pode definir como romântica?
"A palavra romântico é frequentemente associada a um conjunto de comportamentos e valores, como dar ou receber flores, gostar de ler ou escrever poemas e histórias de amor, emocionar-se facilmente, ser gentil e delicado com a pessoa amada. Esse tipo de romantismo, porém, é diferente do Romantismo na arte. Este também está relacionado aos sentimentos, mas foi muito mais do que isso. Foi um amplo movimento que surgiu no século XIX e representou artisticamente os anseios da burguesia que havia acabado de chegar ao poder na França. Estudar a literatura do período implica conhecer as transformações então ocorridas e ver de que modo elas acarretam uma nova forma de ver e sentir o mundo". (CEREJA, W.R; MAGALHÃES, T.C. Português Linguagens. SP:Atual Editora, 2005. p.10)
Esse movimento marcou mais de meio século de inspirações em prol de uma arte que visivelmente definia a emoção como inicio e fim. E, no Brasil não foi diferente, pois vários autores consagraram-se como fiéis representantes do estilo. No entanto, no Brasil, devido a extensão cronológica do movimento, esse por sua vez veiculou em três fases e, cada uma delas com características comuns e também diferentes.
A primeira fase, apresenta-se como uma maneira de definir o Brasil com suas peculiaridades de povo e Terra; A segunda fase engaja-se completamente no entusiasmo do romantismo, com muita fantasia, sonho, devaneio... Mas, a terceira fase deixa um pouco de lado o aspecto individual do ultrarromântico e procura identificar as impressões e também sofrimentos sociais da época.
Como representantes do Romantismo brasileiro destacam-se Gonçalves Dias, Fagundes Varela, Casimiro de Abreu, José de Alencar, Castro Alves, dentre outros.

Assim, os alunos do 2º Ano Ensino Médio irão viajar por esse mundo e, descobrir os encantos, bem como refletir sobre as impressões inferencias de obras como:
Noite na Taverna
O Guarani
Iracema
Ubirajara
Inocência
Senhora
A Moreninha
Cinco Minutos
A Viuvinha
Memórias de um Sargento de Milícias

Estamos esperando seus comentários, alunos! Escrevam sobre as obras, o que entenderam, gostaram e também o porquê recomendam a outros leitores.

Boas Leituras e até breve!
***Blog leituraspreciosas***

36 comentários:

  1. Oferecer ao aluno a oportunidade de apreciação e análise de obras literárias, é antes de tudo, abrir muitas portas para novos mundos, novos conhecimentos, assim como para o PRAZER que a LEITURA pode proporcionar no decorrer de cada obra,podendo ser sentido apenas por aqueles que reamente vivenciam ou praticam esse ato.Assim, de acordo com as produções de cada tendência da prosa romântica, os alunos conhecerão aspectos tanto do romance indianista e do romance regionalista,assim como do romance urbano, não deixando de destacar também a prosa gótica.Perceberão as singularidades de cada escritor desde a construção de personagens que promovem uma recriação das origens do Brasil, até a explicitação de uma sociedade movida antes de tudo, por interesses financeiros.Convido, então,todos os alunos do 2ºano do EM, da escola Lourenço Galletti,( em especial, o 2ºA Vesp.)por meio da combinação entre reflexão e prática de leitura,a fazer a troca de entendimentos sobre as obras lidas, postando seus comentários no blog leituraspreciosas. Professora EVENILDA

    ResponderExcluir
  2. É de grande importância o estudo da literatura para nossa formação educacional e profissional, ler é adquirir conhecimento, conhecer novos lugares, novas culturas sem ao menos sair de casa.
    O livro Cinco Minutos de José de Alencar por exemplo, é um romance urbano, que retrata a vida da antiga burguesia do Rio de Janeiro, e de uma história de amor que envolve paixão, ilusão e delírios de um certo jovem por uma moça.Eles se conheceram no ônibus que o jovem pegou após se atrasar cinco minutos, e daí se inicia uma história emocionante que vale a pena ler...
    Desejo a todos uma boa leitura.
    Bruno Silva Coelho 2ºA

    ResponderExcluir
  3. Está sendo uma experiência incrível compartilhar com todos essas belas obras românticas, pois nos proporciona uma viagem pelo Brasil, conhecendo e admirando cada vez mais nossa terra.
    A obra A Viuvinha de José de Alencar, retrata a vida de dois jovens, que vivem encontros e reencontros durante a vida.
    O jovem filho de um homem muito rico da época acaba perdendo seu pai, com isso ele abandona a jovem que namorava com ele, para viver uma vida conturbada. Assim que completou sua maioridade começou a gastar todo o dinheiro em festas, e prazeres matérias, durante três anos de sua vida.
    Mas depois desses três anos há um reencontro inesperado...

    Vale à pena ler e uma história simplesmente incrível.

    WANDERSON SANTOS. 2ºA/CELAG.

    ResponderExcluir
  4. O Guarani é uma das obras mais famosas do romancista brasileiro José de Alencar, a qual é marcada pelas descrições das cenas, pela inserção de elementos brasileiros na narrativa e pelo heroísmo.

    Um romance indianista, que conta a história de um índio que gosta de uma linda joven,e que juntos emfrentam qualquer problema para poderem ficar juntos, principalmente um homem que quer a raptar sua amada.
    amigo(a) venham e leiam este maravilhoso livro que supreendentemente de mais,e só assim vocês terão a compreensão do potencial deste livro.
    vamos embarcar juntos nessa.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse...

    O Guarani é uma das obras mais famosas do romancista brasileiro José de Alencar, a qual é marcada pelas descrições das cenas, pela inserção de elementos brasileiros na narrativa e pelo heroísmo.

    Um romance indianista, que conta a história de um índio que gosta de uma linda joven,e que juntos emfrentam qualquer problema para poderem ficar juntos, principalmente um homem que quer a raptar sua amada.
    amigo(a) venham e leiam este maravilhoso livro que supreendentemente de mais,e só assim vocês terão a compreensão do potencial deste livro.
    vamos embarcar juntos nessa.

    Jonas Corte 2°A/ CELAG

    ResponderExcluir
  6. É isso ai meninos, muito bem, continuem lendo, viajando por ambientes recheados de muito romantismo e convidando outros leitores a vivenciarem essa experiência com vocês. Contem mais, mais e mais. Estamos todos curiosos.
    Abraço,
    Profª Evenilda
    Ah, estou aguardando o comentário dos demais alunos dessa turma. E aí pessoal? Estou ansiosa para ler a opinião de vocês sobre as outras obras......

    ResponderExcluir
  7. E um livro muito interessante e contem diversas características de romance urbano,com enredo linear e episódios se entrelaçando,não deixando de apresentar um romance tipicamente brasileiro.
    A obra trata-se de uma época em que a juventude vive intensamente os seus amores .Cheio de idas e voltas,amores impossíveis,conflituosos convívio que deixam os personagens num impasse.
    O enrredo a Moreninha se inicia com uma aposta,quem perdesse iria escrever uma obra.Logo Augusto acabara por se apaixonar por Carolina,o que impediria esse amor era uma promessa feita a outra garota da praia.No fim da história você vai descobri o que o destino é capaz de fazer por um amor marcado por uma promessa.
    Vale a pena ler.

    EVA 2ANO"A"

    ResponderExcluir
  8. É isso ai galera gostei muito dos comentários depois eu vou postar o meu e quero as opiniões de vocês

    Daniel "2° A"

    ResponderExcluir
  9. Está sendo muito prazeroso a leitura do romance urbano "Senhora" de José de Alencar.
    O livro conta a história Aurélia Camargo, ela é órfã e pobre.
    Porém, um tempo depois ela fica rica, e os homens da alta sociedade passam a cortejá-la por interesse por causa de dotes...
    Contudo, ela despreza todos os homens por que ela sabe que eles a desejam apenas por interesse..
    A história é muito interessante!
    Denise Costa -2º"A"

    ResponderExcluir
  10. Está sendo de grande satisfação a leitura de "inocência" um romance regionalista, obra de Visconde de Taunay, que conta a história de Cirino um enfermeiro que se passa por um médico e inocência uma jovem que foi criada apenas pelo pai, na base de costumes bem severos.Cirino o médico que na primeira vez que viu Inocência, ficou impressionado com sua beleza, assim se apaixonando por ela, o seu amor era meio q impossível, pois Inocência já era comprometida com Manecão um vaqueiro da redondeza. Inocência no começo não acreditava que Cirino a amava, pois eles tinham se visto poucas vezes, mais com um tempo ela também se apaixona por ele.. A partir daí começar a surpreendente história dos dois..
    Vale apena ler é uma história de amor incrível
    Desejo a todos uma ótima leitura!

    Larine Silva 2°"A"

    ResponderExcluir
  11. Cada minuto lendo um romance GÓTICO é uma viagem alem do real. As fantasias e percepções contidas em cada romance leva-nos para conhecer um mundo de amores proibidos ou paixões desesperadoras, realmente contidas em cada livro. Somos induzidos a cada vez mais ler para poder interpretar suas variações de linguagem, são romances que tonam nossa realidade totalmente diferente mais que faz sentido com o verdadeiro amor, escondido nas historias de homens que viveram romances prevalente de horror, loucuras, mortes e muitas imaginações eloquentes. Mais romances que te faz ver muitas realidades sobre o próprio.
    O Romance NOITE NA TAVERNA mostra varias situações ocorridas na vida de vários homens vividos em romances devastadores e que marcaram suas vidas. São seis histórias de seis homens onde se destacou em minha percepção a vida e a historia de Bertram.
    Bertram, um ruivo, conta seu caso de amor por uma espanhola de Cádiz chamada Ângela. Eles têm um caso amoroso, quando o pai de Bertram, na Dinamarca, adoece e chama o filho. Ele vai, só retornando dois anos depois. Nesse meio tempo, Ângela casa-se e tem um filho. Os dois tentam continuar seu caso amoroso, mas o marido descobre tudo. Antes que o marido a mate, ela mata a ele e ao pequeno filho, fugindo com Bertram. E por ai vai essa historia e repleta de tentações e loucuras de amor até canibalismo ocorrido pela fome em pleno mar...
    Isso são minhas palavras que bem pensadas e interpretadas pude contemplar de apenas uma parte de um belíssimo livro NOITE NA TAVERNA.
    Ludenrique 2°"A"

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O livro Cinco Minutos, de José de Alencar do Romance Urbano, conta uma história que não é um romance, que retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. É a história de um homem que chega atrasado no terminal de ônibus cinco minutos depois do ônibus ter passado, então, ele acaba pegando o ônibus das 7:00 horas. Dentro do ônibus ele senta ao lado de uma mulher coberta de seda, ao qual vem a se
    apaixonar por ela. quando ele está descendo do
    ônibus a moça diz a ele:"Não te esqueças de mim!".
    Depois de muitos dias, e várias vezes já terem se encontrados, mas nunca ter visto o seu rosto o rapaz acha uma carta dela, dizendo que o ama e pedindo para ele esquecer ela. Depois de ter relido a carta várias vezes ele resolve fazer uma viagem. Passaram se dias. Ele encontra a casa de sua amada. Um dia ela desmaia e sua mãe sentada a cabeçeira do seu leito chorando, e ela só escuta o médico dizendo à sua mãe que só a natureza e as viagens poderá salvá-la. Eles fizeram várias viagens, o único remédio que a curou. Depois de muito tempo eles se casaram em Florença. Eles dois passaram um ano em uma vida errante e nômade. A resposta mais breve, e simplesmente como tudo aconteceu foi porque o rapaz se atrasou cinco minutos, ou seja, nasceu a sua felicidade, pois se ele tivesse sido pontual podia resultar em sua desgraça. "Isto prova que a pontualidade, é uma excelente virtude para uma máquina: mas um grave defeito para um homem".

    Quando começamos ler o livro, foi assim maravilhoso, pois já começa dizendo porque cinco minutos, e cada minuto lendo parecia que estávamos vivendo as cenas do rapaz com a moça, como se tivessemos vendo tudo aquilo que está se passando.

    "Cinco Minutos".
    Joelson, Maiara e Yone
    2ºANO "A"

    ResponderExcluir
  14. é muito bom esse projeto de leitura, pois está incentivando mais os alunos a lerem mais, e pereceber como a leitura faz bem para o nosso dia-a-dia, pois enricamos o nosso vocabulário com palavra novas...

    ResponderExcluir
  15. NOITE NA TAVERNA é uma obra de Álvares de Azevedo composta de sete contos, onde Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudis Hermam e Tohann revelam historias anormais dentro de uma taverna.

    Dentre esses contos vou destacar a narrativa de Claudis Hermam onde ele revela que era um milionário viciado em corridas de cavalos, e certo dia antes de umas dessas corridas ele acaba conhecendo uma duquesa chamada Eleonora e se apaixona loucamente ao ponto de segui-la por seis meses e torna-se empregado em seu palácio, para possuí-la coloca sonífero em sua bebida todas as noites, mas ainda insatisfeito decide raptá-la daí se dar seqüência a uma envolvente historia.

    Espero que o meu comentário se torne um incentivo para todos lerem o livro, porque eu realmente recomendo.
    Boa Leitura

    Raiane Santos 2°ano"A"

    ResponderExcluir
  16. OLÁ, PESSOAL!!!!!!!!!!!

    ESTOU MUITO SATISFEITA POR VOCÊS ESTAREM GOSTANDO E RECOMENDANDO ESSAS OBRAS A OUTROS LEITORES. APROVEITEM E DIVIRTAM-SE BASTANTE!!!!!!

    ABRAÇO, E, CONTINUO AGUARDANDO NOVOS COMENTÁRIOS.

    PROFª EVENILDA

    ResponderExcluir
  17. tem gente pegando da internete

    ResponderExcluir
  18. Muito legal todas essas obras!!! Incrível essas histórias de amor de antigamente!! rsrs.. Muito diferente de hoje.. :). Cinco minutos foi a obra que mais me chamou a atenção, por esse pequeno trecho que li aqui, deu pra perceber que é uma história incrível...
    Muito legal também é "Inocência",uma obra de Visconde de Taunay, pois é uma história de amor, que certamente todos já viveram ou até mesmo já ouviram falar, histórias de amor, que muitas vezes é interrompida pela não aprovação dos pais. É incrível gente essa história, realmente recomendo...
    Bjos e uma ótima leitura a todos!!

    Larine Silva 2°"A"

    ResponderExcluir
  19. O Guarani é uma das obras mais famosas do romancista brasileiro José de Alencar, a qual é marcada pelas descrições das cenas, pela inserção de elementos brasileiros na narrativa e pelo heroísmo.

    Um romance indianista, que conta a história de um índio que gosta de uma linda joven,e que juntos emfrentam qualquer problema para poderem ficar juntos, principalmente um homem que quer a raptar sua amada.
    amigo(a) venham e leiam este maravilhoso livro que supreendentemente de mais,e só assim vocês terão a compreensão do potencial deste livro.
    vamos embarcar juntos nessa.

    ResponderExcluir
  20. O livro"Guarani" recebeu este nome porque é o tipo de romance indianista,é uma historia indígena de amor e de aventura.
    O livro conta a historia de uma moça chamada cecília, loira de olhos azuis filho do fidalgo Dom antônio.
    Peri era um índio guarani, ele tinha uma adoração por cecília. Ele enfrentava tudo por cecília até a morte.
    Dom antônio admirava a força e o heroísmo do índio que salvou sua filha, Peri era tratada como amigo por Dom antônio, mas cecília era influenciada pelos preconceitos da mãe.
    Pelo fato de sua mãe não gostar de peri,Cecilia o rejeitava,Peri sempre chamava Cecilia de Ceci,ela não sabia por que ele a chamava assim,então ela perguntou a ele se recusou a falar,mais Cecilia não desistiu foi perguntar para seu pai o que é Ceci na língua dos índios,e ele falou:É doer,magoar.Cecilia sentiu muito remoço e nunca mais tratou mal o índio peri.

    2° ano A
    Aline
    Elane
    Marlene Barros
    Naiara

    ResponderExcluir
  21. A obra "A moreninha" de joaquim manuel de macedo,para quem nunca leu e deseja conhecer a caracteristicas do romance urbanista é uma excelente opção pois contém elementos caracteristicos desse período,como o herói que supera todas dificuldades para ficar com a pessoa amada e tambem recursos técnicos,em que um dos personagens relata a sua historia e dos demais companheiros no caso do romance citado.
    Todos os acontecimentos passa se na baía de guanabara Rio de Janeiro,quatro rapazes e uma paixão.
    Recomendo a todos a lerem este romance e os demais que façam parte deste periodo romântico no Brasil,
    Marcelo godoy 2°"A"

    ResponderExcluir
  22. Indicamos a voces esta obra 'A moreninha" porque é um livro muito interessante que contem diversas características do romance urbano,e apresenta um romance tipicamente brasileiro.
    O livro fala sobre uns jovens que fizeram uma aposta que eles apostaram quem ia se apaixonar primeiro ia escrever uma obra contando tudo o que aconteceu.
    o livro fala sobre o verdadeiro significado da palavra amor.É um rapaz que se apaixona pela uma moça...
    Bom 'a moreninha" é uma historia divertida e que explica o valor do amor.
    convido a todos voces para estar lendo o livro e conhecendo o verdadeiro significado do amor..
    Daiane Paiva e wellika 2ª'A"

    ResponderExcluir
  23. Essas obras são todas espetaculares, pois possuem excelentes conteúdos para o conhecimento de todos nós leitores.

    Através dessas obras podemos viajar no mundo da leitura e vivenciar essas histórias com se fossemos participantes delas.

    José de Alencar um dos maiores romancistas que o Brasil já conheceu, criou uma grande diversidade de obras, pois tinha uma visão ampla de conhecimentos e sabia exatamente o que os leitores buscavam e o que iria prender a atenção das pessoas.

    Nas obras comentadas por nós, por exemplo, (O Guarani e A Viuvinha), Alencar desenvolveu histórias bem diferentes, retratadas em ambientes totalmente distintos. Por isso ele e considerado um escritor completo em nosso país.

    Todas as obras são excelentes não deixem de ler.

    WANDERSON SANTOS - JONAS CORTE. 2º"A"/CELAG

    ResponderExcluir
  24. O Guarani uma obra indianista de José de Alencar que conta sobre um amor de um índio com uma linda mulher que enfrenta vários desafios só para poderem ficar juntos,mais durante a historia acontece varias coisas muitas impressionante que vai abusar de sua imaginação. Então venham ler este livro também eu garanto que vocês não vão se arrepender.

    JHONYS RIBEIRO 2º"A"/CELAG

    ResponderExcluir
  25. OL@!!!!!!!!!

    É MUITO GRATIFICANTE LER AS POSTAGENS E PERCEBER QUE VOCÊS ESTÃO "SENTINDO" A BELEZA, AS EMOÇÕES E A DIVERSIDADE DE SENSAÇÕES QUE OS AUTORES LABORIOSAMENTE IMPRIMIRAM NESSAS OBRAS ATRAVÉS DA RIQUEZA DE DETALHES QUE É PROPORCIONADA AO LEITOR AO LONGO DE TODAS AS NARRATIVAS, SEJAM ELAS DE AMBIENTAÇÃO INDIANISTA, REGIONALISTA, URBANA OU GÓTICA, PROMOVENDO ASSIM,UM DIÁLOGO CONSTANTE ENTRE O LEITOR E O TEXTO.

    APROVEITEM, DIVIRTAM-SE E CONTINUEM NOS CONTANDO TUDO. RSRSRSRSR!!!!!!!!!!!!

    PROFESSORA EVENILDA.

    ResponderExcluir
  26. NÃO ESQUEÇAM!!!!!!!!!!!!!

    HOJE TEREMOS "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"!!!!!
    DIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS OBRAS LIDAS, DE PARTILHAR AS LEITURAS COM OS COLEGAS DE SALA DE AULA, AFINAL DE CONTAS SOMOS UMA COMUNIDADE DE LEITORES!!!!!!!!!!

    VAI SER MUITO DIVERTIDO!(RSRSRRSRS!!!!!)
    ABRAÇO A TODOS,

    PROFª EVENILDA.

    ResponderExcluir
  27. Foi muito interessante ler "Cinco Minutos" de José de Alencar, a cada momento temos uma nova surpresa, ficamos na expectativa de novos acontecimentos. Espero que todos tenham absorvido o máximo de cada livro, conhecendo novas culturas,linguagens e costumes.
    Isso nos fez despertar ainda mais o interesse pela leitura.
    Bruno Silva Coelho 2º A

    ResponderExcluir
  28. A obra "A moreninha" é um dos principais romances brasileiro, é uma ótima obra, por que relata a historia de Augusto que diz nunca se apaixona, ate conhece Carolina "A moreninha" irmã do seu amigo Felipe, assim descobrindo o verdadeiro significado da palavra amor.

    Enfim, uma ótima obra para conhecer as característica do romance urbano.


    Pedro Ricardo e Davi Pereira 2º"A"

    ResponderExcluir
  29. Iracema e um livro bem interressante, poís conta a história de um romance proibido entre a idigéna Iracema e Martim.
    Essa história aconteceu nas matas do Ceára no seculo 17.Iracema era filha do
    páje da tribodela, os tabajaras só que Martim ele era um estrangeiro que tava na tribo inimiga dos tabajaras.
    O amor deles foi tão forte que Iracema trai o segredo de juremá,qeu era uma espécie de sínbolo de fraternidade, eles fogem para a aldéia dos pitaguáras a tribo inimiga do povo de Iracema.
    Daí pra frente eles viveram felízes, tiveram um filho chamado Moacir que é conhecido até hoje como filho da dor, que representa o primeiro brasileiro fruto da mistura entre idígenas é brancos.

    Lucas Abreu 2°"A"

    ResponderExcluir
  30. O LIVRO CINCO MINUTOS É UMA OBRA FANTÁSTICA DE JOSÉ DE ALENCAR,QUE RETRATA O COTIDIANO DA ANTIGA BURGUESIA DO RIO DE JANEIRO.A OBRA FALA DE UM HOMEM QUE POR CONTA DE UM ATRASO DE CINCO MINUTOS PERDE O SEU ONIBUS,E DESCIDE ESPERAR O PROXIMO,SÓ QUE ELE NÃO SABIA QUE POR CONTA DE SEU ATRASO ELE IRIA CONHECER O SEU GRANDE AMOR.O MAIS INTERESÇANTE DE TUDO É QUE ELE NÃO VIU ESSA PESSOA APENAS PODE SENTI-LA E OUVIR SUA VOZ,E MESMO ASSIM ELE ACABOU SE APAIXONANDO POR ELA,OU SEJA ERA UM AMOR VERDADEIRO NÃO MOVIDO APENAS POR ATRAÇÕES FÍSICAS.EM FIM É UMA ÓTIMA AVENTURA QUE INFELIZMENTE EU NÃO PUDE CHEGAR ATÉ O FIM,MAS QUE EU ACONCELHO A TODOS QUE LEIAM,POIS NÃO VÃO SE ARREPENDER.
    SAMUEL MAUTA 2ºA

    ResponderExcluir
  31. Eu tive um imenso prazer de participar deste blog, um blog de grandes descobertas onde jovens e adultos tem oportunidade de ver e escrever comentários,tilulos de obras muito interessante, você pode até se enteressar por outras.

    Essas obras são todas interessantes, escritas por grandes talentos da nossa cultura brasileira.

    " venha e também tenha esse mesmo prazer"
    esse blog é show de letras

    JONAS CORTE 2°A / CELAG

    ResponderExcluir
  32. Inocência foi maltratada pelo pai, quando este soube de seu amor com o doutor. Foi atirada contra a parede. Resistiu e jurou não se casar com Manecão, o sertanejo-Manecão.. Com essa descoberta Maneção e Pereira seguiram Cirino, e matando-o.Antes de morrer Cirino chamava por Inocência e pedindo pro Antônio que era tio dela, para que ele não deixasse ela se casar com Manecão.
    Meyer, o caçador de borboletas borboleta até então desconhecida: "Papilio Innocentia:" em homenagem à Inocência.
    Inocência, coitadinha...
    Exatamente nesse dia dois anos faria que seu gentil corpo fora entregue à terra, no intenso sertão de Santana do Parnaíba, para dormir o sono da eternidade...

    Larine Silva 2"A"

    ResponderExcluir
  33. O livro escrito por José de Alencar "A viuvinha" conta a história de Jorge e carolina.
    Ele, herdeiro de uma grande fortuna deixada pelo pai, alto comerciante, passa a gastá-la sem nenhuma preocupação. Neste meio tempo, conhece Carolina e abandona a vida boêmia. Ela é a típica jovem casadoira que, aos quinze anos, tem um namoro respeitoso, vigiado pela mãe, como ditava a sociedade da época.
    está e uma história muito atrativa "gostei de ler".

    Lucas Rodrigues Deucher
    2°"A"

    ResponderExcluir
  34. O GUARANI é um livro que se estendeu durante o ano de 1604.De uma casa que ficava na beira do rio Paquequer, rodeado pela floresta. O personagem que mais se destaca é Peri, um indio muito guerreiro e valente que daria a sua vida para salvar a de Cecília, que morava na casa junto de sua familia. Peri enfrenta altas aventuras para sastifazer a doce menina de olhos azuis .Paixão, ódio, tristeza, revolta e vingança emocionam cada vez a história. E diante de todas as ameaças que giravam em torno de Cecilia e Peri, ele consegue fazer o que tanto desejava, que era salvar Cecilia de todo o perigo.




    Juliane Brandão 2ºA

    ResponderExcluir
  35. ol@ pessoal esse blog é muito legal
    ELISSANDRA 7 A

    ResponderExcluir
  36. Ola nós lemos um livro muito legal chamado ( A vida que ninguém vê) da autora Eliane Brum, esse livro relata histórias de pessoas normais , com historia que fazem com que cada um se tome um exemplo de vida . Conta a realidade vivida por por milhões de brasileiros ,seja ela por preconceito , seja por meio da saúde precaria do Brasil ou por falta de oportunidade.
    Esse livro ,faz que passemos a olhar ,observar melhor as pessoas ,a dar valor ao que temos e a não desistir de nossos sonhos.
    Relata varios assuntos de diferentes pessoas,mas com um único objetivo,mostrar que mesmo diante das dificuldades ,mesmo com o desespero ,sempre haverá uma solução ,e que desistir não é a melhor saída...Esse livro é muito bom...
    Elissandra Sousa e Tamires de Jesus
    7 A ,matutino

    ResponderExcluir